Panturrilhas: erros e acertos

Principais músculos envolvidos e sua principal função

    * Os principais músculos que compõem a panturrilha são Gastrocnêmio ( cabeça lateral e medial ) e Sóleo – Tríceps Sural. O principal movimento que envolve esse grupo muscular é a flexão plantar ( ponta de pé ).

Peculiaridades de cada músculo

    * O Sóleo é um músculo mais profundo e que se origina abaixo do joelho, e portanto , só pertence a articulação do tornozelo ( HAY, JAMES G. et al, 1983 ).
    *
    * O Gastrocnêmio é um músculo mais superficial e que se origina acima do joelho, fazendo parte assim das articulações do joelho e tornozelo ( HAY, JAMES G. et al, 1983 ).

Diferenças no trabalho de cada músculo

    * Com base nas informações acima, veremos a principal diferença no trabalho desses músculos. Quando realizamos o trabalho de flexão plantar sentado ( panturrilha no “burrico”), a ênfase é dada ao Sóleo, já que o Gastrocnêmio se encontra “ folgado”. Quando o trabalho é feito com o joelho estendido ( panturrilha em pé, no leg press etc ), o Gastrocnêmio torna-se agora responsável por grande parte desse trabalho, devido ao pré-estiramento que ele recebe nessa posição e ser um músculo mais potente do que o Sóleo.

Obs: O pré-estiramento é a melhor posição de trabalho para um músculo.

Erros e acertos

    * È muito comum encontrarmos as pessoas realizando esses exercícios com algum tipo de variação, a fim de modificar, intensificar ou mesmo isolar uma determinada região do músculo. As principais são: adução e abdução dos pés ( / ou / ), na tentativa de trabalhar a parte mais lateral ( externa ) e respectivamente a medial( interna ). Isso se trata de uma tentativa equivocada, já que esses músculos possuem uma mesma inserção e as estruturas que formam essa inserção percorrem um trajeto com a mesma direção no membro, com isso essas variações não promovem nenhuma modificação no seu trabalho. O que vale é a intensidade do trabalho e uma boa amplitude do movimento. Prenda-se a isso!
    * Outro erro comum é realizar o trabalho desses músculos com pouca freqüência semanal – o ideal é treiná-los três vezes por semana.
    * O treino desse grupamento muscular utiliza um número de repetições mais alto ( 15 – 20 reps). Isso se deve principalmente à constituição de fibras do Sóleo, que apresenta uma grande quantidade de fibras vermelhas - mais resistentes ( HAY, JAMES G. et al, 1983 )1 .
    * Esse grupo muscular deve ocupar um lugar de grande importância em treinamentos resistidos – o Sóleo é um importante músculo postural ( HAY, JAMES G. et al, 1983 )1 e o Gastrocnêmio por também cruzar a articulação do joelho auxilia de forma eficaz a sua estabilidade, além de sua função locomotora.

Por Paulo Gentil


Referência Bibliográfica

- HAY, JAMES G., REID, J. GAVING. As Bases Anatômicas e Mecânicas do Movimento Humano. Ed. Prentice – Hall do Brasil, Rio de Janeiro, 1985.

4 comentários:

  1. Meu seu blog é muito maneiro, fantástico gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e desejar muito sucesso no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus famíliares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Pessoas como você nos motivam cada vez mais a continuar com esse trabalho.

    Abraço e bons treinos.

    ResponderExcluir

Artigos recomendados

  • Como funciona a dieta Atkins
    Como sabemos, a dieta do Dr. Atkins começa pela restrição de carboidratos. Quando o corpo não recebe combustível na forma de carboidratos, ele usa combustível de outras formas. Então, digamos que você começou a fazer a dieta Atkins e está consumindo modestos 20 gramas de carboidratos ou menos. Veja o que está acontecendo dentro do seu corpo:O fígado armazena glicose convertendo-a em glicogênio.…
  • O significado da dor muscular
    Quando um músculo que não está acostumado a carga de trabalho é trabalhado intensamente, ou por um prolongada período de tempo em um nível normal de intensidade, então um certo grau de dor muscular geralmente resultará, e em alguns casos isso pode ser literalmente paralisante em seus efeitos até por uma semana mais ou menos. Há uma série de teorias e não envolvidas em relação às causas reais…
  • Ácidos graxos essenciais
    Eliminar gordura da alimentação nem sempre é ideal para a perda de gordura corporal. A maioria dos especialistas está cada vez mais aceitando o fato de que, nem todas as gorduras são iguais e que algumas são realmente necessárias ao corpo para a produção de hormônios, absorção de vitaminas liposolúveis, e acreditem, para uma boa perda de gordura corporal. Infelizmente as gorduras más, têm uma…
  • Menos volume, mais intensidade
    Idos são os dias de se passar 4 horas no ginásio detonando 5 séries de 12 a 15 repetições de 10 a 12 exercícios em um único treinamento! Esta mentalidade antiquada de que mais é melhor não faz nada mais além de nos enviar a um severo estado de overtraining e progressos lentos. Conforme a ciência do esporte evoluía, fisiculturistas como Mike Mentzer desenvolveram uma filosofia de treinamento…
  • Atividade física e varizes
    As doenças vasculares periféricas (DVP) envolvem um grupo de doenças crônico degenerativas e síndromes que afetam os sistemas arteriais, venosos e linfáticos, como resultado de anormalidades funcionais e/ou estruturais (1, 3). Caracterizando-se como um problema de circulação que provoca estreitamento, obstrução, ou ambos, dos vasos que conduzem o sangue ou a linfa para braços e pernas,…
  • Mingau ultra-protéico
    Ingredientes: 12 claras de ovos 1 gema 50g(meia-xícara) de farinha de aveia Modo de preparo: Bata as 12 claras e gema no liquidificar junto com 50g de farinha de aveia, jogue tudo em uma uma panela com fogo alto. Aqueça e mecha com uma colher até que a misture ganhe consistência, tire do fogo e aproveite a sua refeição. Valores Nutricionais: Proteínas: 45g (média arredondada) Carboidratos: 33g…