Houve grande evolução no estudo hormonal nos últimos anos. Há um eixo hormonal, compreendendo 2 regiões do cérebro, o hipotálamo e a hipófise, e os ovários. No hipotálamo, há um estímulo hormonal para a hipófise que, por sua vez produz hormônios que regulam a síntese hormonal no organismo, principalmente na mulher através do estímulo ovariano para a produção dos estrogênios e dos progestogênios.
Assim, nos primeiros 14 dias do ciclo menstrual, a mulher produz o estrogênio pelos ovários. Após a ovulação, o ovário em condições normais sintetiza a progesterona. O estrogênio tem importância grande no organismo da mulher. Atua no sistema nervoso central, agindo na memória, diminuindo a depressão, além de proteger o coração, os ossos, atuar na musculatura, agindo nos órgãos genitais. A progesterona, por sua vez, além de preparar em conjunto com o estrogênio o útero para receber o óvulo fecundado, evita o excesso de estrogênio estimulando os órgãos estrogênio-dependentes.
Neste eixo hormonal, o estímulo inicial no hipotálamo depende da ação de substâncias conhecidas como neurotransmissores. Dentre as mais importantes, há a adrenalina e a beta endorfina. A adrenalina, produzida em situações de estresse, estimula o eixo hormonal aumentando a síntese de estrogênios, podendo gerar distúrbios hormonais quando produzido excessivamente. A beta endorfina, sintetizada na atividade física aeróbica, bloqueia esta síntese, além de atuar positivamente na imunidade.
Desta forma, sabe-se hoje que atividade física regrada, aeróbica, apresenta importante benefício na coordenação de excesso estrogênicos, além de modular a imunidade. Exemplifica-se isto pelo benefício de uma atividade levando a trabalho em faixa de treinamento cardiovascular no período de 30 a 60 minutos, 3 a 4 vezes por semana. Esta forma de atividade físico traz importantes benefícios à saúde da mulher. É importante citar que, em excesso, este bloqueio pode bloquear a menstruação, o que ocorre por exemplo com algumas maratonistas.
Assim, exercitar-se com orientação e disciplina, traz importantes benefícios para o comportamento hormonal da mulher.
Artigos recomendados
- Estudos sugerem que os carboidratos processados e açúcares refinados como os encontrados em alguns cereais, pães, massas e biscoitos, os quais muitos americanos comem hoje em dia no lugar das gorduras saturadas, podem aumentar o risco de obesidade, diabetes mellitus e de doenças cardíacas mais do que a ingestão de gorduras saturadas.Este achado que tem implicações sérias para os novos guias…
- De acordo com uma recente teoria de treinamento, a teoria do "treinamento instintivo", seus instintos, invariavelmente, irão guia-lo para o caminho correto. Embora seja verdade que um indivíduo experiente eventualmente desenvolva um "sentimento" em relação aos seus treinos, isso não tem absolutamente nada a ver com o instinto. Pelo contrário, para qualquer coisa, mesmo se aproximando dos…
- O agachamento é um dos exercícios mais completos que podem ser realizados dentro das academias, pois envolve um elevado número de articulações e músculos, consistindo em um excelente meio de fortalecer os músculos da coxa, do quadril e outros inúmeros coadjuvantes que atuam na realização do movimento. Estes e outros fatores levam treinadores e atletas do mundo todo a se referirem a ele como o…
- Os hormônios são substâncias responsáveis pela harmonia das nossas funções orgânicas, visto que aceleram ou diminuem a velocidade de reações e funções biológicas – que acontecem mesmo em sua ausência – mas em ritmos diferentes. Essas mudanças são fundamentais no funcionamento do corpo humano. Na comunidade esportiva, existem alguns hormônios de maior interesse, tais como: hormônio de crescimento,…
- Com duas exceções menores, sendo que ambas são totalmente irrelevantes para qualquer tipo de atividade normal, um óbvio aumento nas faixas de amplitude de movimento possível para um atleta deve seguir como um resultado direto do treinamento com pesos, independentemente da massa muscular real que é desenvolvida. Na verdade, pode ser claramente demonstrado que os aumentos na massa muscular quase…
- O que é a Celulite? O ano era 1639, quando Peter Paul Rubens pintou o que era o ideal da beleza feminina na época, as Três Graças. Mulheres com excesso de peso com nítida presença de Celulite, que só o realismo, característica do período Barroco nas artes permitiu mostrar. O ideal de beleza no início do terceiro milênio, no entanto mudou e muito. A presença de tecido adiposo é pouco aceita e as…
Nenhum comentário:
Postar um comentário