Hormônios femininos e o exercício físico

Houve grande evolução no estudo hormonal nos últimos anos. Há um eixo hormonal, compreendendo 2 regiões do cérebro, o hipotálamo e a hipófise, e os ovários. No hipotálamo, há um estímulo hormonal para a hipófise que, por sua vez produz hormônios que regulam a síntese hormonal no organismo, principalmente na mulher através do estímulo ovariano para a produção dos estrogênios e dos progestogênios.

Assim, nos primeiros 14 dias do ciclo menstrual, a mulher produz o estrogênio pelos ovários. Após a ovulação, o ovário em condições normais sintetiza a progesterona. O estrogênio tem importância grande no organismo da mulher. Atua no sistema nervoso central, agindo na memória, diminuindo a depressão, além de proteger o coração, os ossos, atuar na musculatura, agindo nos órgãos genitais. A progesterona, por sua vez, além de preparar em conjunto com o estrogênio o útero para receber o óvulo fecundado, evita o excesso de estrogênio estimulando os órgãos estrogênio-dependentes.

Neste eixo hormonal, o estímulo inicial no hipotálamo depende da ação de substâncias conhecidas como neurotransmissores. Dentre as mais importantes, há a adrenalina e a beta endorfina. A adrenalina, produzida em situações de estresse, estimula o eixo hormonal aumentando a síntese de estrogênios, podendo gerar distúrbios hormonais quando produzido excessivamente. A beta endorfina, sintetizada na atividade física aeróbica, bloqueia esta síntese, além de atuar positivamente na imunidade.

Desta forma, sabe-se hoje que atividade física regrada, aeróbica, apresenta importante benefício na coordenação de excesso estrogênicos, além de modular a imunidade. Exemplifica-se isto pelo benefício de uma atividade levando a trabalho em faixa de treinamento cardiovascular no período de 30 a 60 minutos, 3 a 4 vezes por semana. Esta forma de atividade físico traz importantes benefícios à saúde da mulher. É importante citar que, em excesso, este bloqueio pode bloquear a menstruação, o que ocorre por exemplo com algumas maratonistas.

Assim, exercitar-se com orientação e disciplina, traz importantes benefícios para o comportamento hormonal da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados