Cada vez mais o ritmo acelerado da vida moderna produz efeitos deletérios em nossa saúde. A rotina nos grandes centros urbanos é marcada por inúmeras situações geradoras de stress. Este quadro pode ser revertido com algumas alterações simples em nosso estilo de vida. Não é de hoje que conhecemos os benefícios da prática regular de atividade física e sua relação com um estilo de vida saudável. Diversos estudos apontam a necessidade da adoção de hábitos saudáveis para promoção de melhor qualidade de vida, sobretudo na perspectiva de maior longevidade e de uma velhice plena e saudável. Um recente estudo realizado nos EUA pela University of California demonstrou, através de análise cromossomial, uma relação entre a prática regular de exercícios e proteção contra os efeitos do stress crônico. Os pesquisadores analisaram o comprimento dos telômeros em um grupo de 63 mulheres com idades entre 54 e 82 anos de idade divididas em dois grupos, um de praticantes de atividades e outro de mulheres sedentárias. Foi observado que as mulheres do grupo sedentário tiveram um aumento cerca de 15 vezes maior na probabilidade de telômeros encurtados. Mas o que são telômeros e qual sua relação com a longevidade?
Os telômeros são estruturas constituídas de proteínas e DNA e se localizam na extremidades dos cromossomos. Há uma tendência natural destes telômeros se tornarem encurtados através dos mecanismos de divisão celular. Ou seja, cada vez que a célula se replica, há uma diminuição do comprimento destes segmentos. Com o passar do tempo, há um comprometimento por parte da capacidade genética dos cromossomos, que tendem a inativar certos genes que localizam-se em suas extremidades. Uma enzima denominada telomerase, é responsável pela manutenção da integridade destes telômeros, evitando sua degeneração precoce.
Com base na atividade da telomerase e sua influência nos telômeros, pode-se criar uma provável expectativa do tempo de vida de um ser vivo. Evidentemente, há influências do meio externo quanto ao comportamento destas estruturas, o que pode resultar em maior ou menor longevidade. Estes fatores podem ter origem genética, ambiental ou ambas. Segundo muitas vertentes de estudiosos, a relação entre o encurtamento dos telômeros e a senescência celular é um indicativo da diminuição da ação da telomerase. Esta função pode ser a chave para minimizar os efeitos do envelhecimento.
No estudo da University of California, realizado em Janeiro deste ano, os pesquisadores procuraram estabelecer uma relação entre o stress, atividade física e comportamento dos telômeros. Segundo os autores, outros estudos demonstraram uma atividade diminuída da telomerase com conseqüente produção de TLs encurtados nas pessoas sedentárias e com maior influência de stress, enquanto praticantes de atividade física (estudo anterior realizado com atletas de endurance) possuíam TLs mais longos. Com base nestes dados, os autores estudaram o comportamento dos TLs em mulheres idosas praticantes ou não de atividade física. Através da análise dos grupos, observou-se que exercícios realizados em uma duração média de 40 minutos, três vezes por semana, resultaram em maior atividade de telomerase. Estes resultados levaram os autores à conclusão que a atividade física vigorosa exerce papel protetor sobre o stress. Clique aqui para ter acesso ao artigo na íntegra.
Obviamente, TLs não são os únicos indicadores de senescência. As espécies reativas de oxigênio – EROs – ou simplesmente radicais livres, como são popularmente conhecidos, também exercem influência sobre o curso da vida celular. Outros fatores também podem influenciar estas alterações em menor proporção como a metilação do DNA, mutações etc. Com efeito, estes fatores atuam de forma interdependente ou não. A atividade oxidante, por exemplo, pode ser atenuada com a prática de atividades físicas e dieta rica em compostos anti-oxidantes, como os flavonóides, vitaminas E e C, minerais como selênio etc.
A busca por uma melhor qualidade de vida deve ser preconizada desde cedo, mas isto não quer dizer que não se possa aderir a uma rotina de exercícios e alimentação saudável em qualquer fase da vida. Os mecanismos pelos quais um estilo de vida saudável contribui para a manutenção da saúde podem ainda não estão completamente elucidados, mas sua ocorrência está mais que documentada. A vida é nosso bem mais precioso. Invista em sua qualidade de vida e estará investindo em você mesmo!
Artigos recomendados
- Dorian Yates trabalhava com cargas progressivas. Periodicamente ele adicionava mais carga em seus exercícios.Também diminuía o tempo de repouso entre séries e exercícios. Estava sempre querendo quebrar seus limites. TREINO PIRÂMIDE Dorian também usava este principio, seu objetivo básico era aquecer o músculo progressivamente antes de utilizar a carga máxima para um determinado exercício e assim…
- Este artigo é focado aos atletas naturais que não recebem nutrientes/proteína extras oferecidas por várias substâncias ergogênicas. Vou escrever abaixo de que forma construir melhores braços a partir da minha tentativa de acerto e erro. Gostaria de começar este artigo, em primeiro lugar dizendo que se alguém está usando esteróides, sua formação é diferente do ponto de vista de volume e talvez…
- Segundo Bryan Haycock (fisiologista de exercícios, instrutor universitário, escritor e consultor da indústria de fisiculturismo) uma das variáveis fundamentais do treinamento é a quantidade de descanso que se utiliza entre as séries. A maioria dos iniciantes no fisiculturismo tende a utilizar curtos períodos de descanso entre as séries para hiperemia (um…
- Você está doente e cansado por desperdiçar horas incontável treinando em excesso na sala de pesos? Cansado de castigar cada músculo com 15 ou + séries? Bem eu tenho uma solução para você... e adivinhe o que é? É totalmente grátis e não lhe dará ginecomastia, psicose por esteróides, nem um monte de espinhas. Isso se chama H.I.T, e não é nenhum novo suplemento milagroso. H.I.T significa…
- Resistência muscular e hipetrofia. Este método consiste em realizar repetições de forma extremamente lenta, levando de 15 a 60 segundos para completar um ciclo de movimento. A proposição original de Ken Hutchins, conhecida com superslow, é a realização de repetições com cadências de 5 segundos para fase excêntrica e 10 segundos para fase concêntrica (Gentil, 2005). Para aproveitar adequadamente…
- Na primeira parte do estudo ficou claro que o agachamento:- Não traz prejuízo para o joelho.- Este exercício pode, deve e tem sido usado com fins terapêuticos.- As lesões no joelho geralmente são causadas pela combinação de altos volumes de treinamento e técnica inapropriada.- As forças tensionais e compressivas desse tipo de exercício estão totalmente dentro das capacidades fisiológicas e…
Nenhum comentário:
Postar um comentário