Quanto mais difícil parece mais fácil é

Na opinião do autor, o tema deste capítulo é o ponto mais importante levantado no domínio da treinamento físico durante este século, e é certamente um ponto que nunca foi levantado previamente,por mais simples que seja, inegavelmente verdade como é, mais importante que seja, ele foi aparentemente totalmente negligenciado porque vai diretamente contra a crença amplamente aceita. "Por mais difícil uma repetição em particular pareça, mais fácil ela realmente é, e a aparentemente repetição mais perigosa é realmente a repetição mais segura, de longe a mais segura."

No entanto, apesar da verdade inegável das indicações, literalmente milhões de pessoas envolvidas no treino com pesos tem desperdiçado bilhões de horas de tempo de treinamento. Quase sem exceção, só que eu já encontrei, ou mesmo ouviu falar, aparentemente todos acreditam exatamente no oposto.

Em uma série composta por uma repetição, não há base de comparação, a repetição é o "todo", é a repetição mais fácil, e mais difícil, e é também a repetição mais segura, e a mais perigosa.

Mas, em uma série constituída por duas ou mais repetições, onde há uma base de comparação, então, caso forma correta não seja mantida, a primeira repetição é a repetição mais dura, e é de longe a mais perigosa. E eu não quero dizer que este assunto tem algo a ver com o fato de que você pode ou não estar devidamente aquecido, ou sem um aquecimento - não tem nada a ver com o assunto.

Em segundo lugar, deve ficar claro que o tipo de equipamento a ser utilizado também não tem nada a ver, nem o exercício particular que está sendo executado e nem a quantidade de peso a ser utilizado.

Lembre-se, estamos preocupados com realidades não aparências; estamos interessados em fatos, não pareceres.

Pode-se usar qualquer possível exemplo, independentemente do exercício envolvido, não importa quantas repetições foram usadas, e com eventuais quantidade de peso. Vamos examinar o que realmente acontece durante a realização de uma série de agachamento com 100 libras; ao contrário do que "parece" acontecer. Neste exemplo, vamos supor que você é capaz de executar nove repetições completas mas depois falha durante uma tentativa de realizar a décima repetição, apesar de um esforço fora do comum.

A primeira repetição parecerá completamente fácil, e vai passar rapidamente, a segunda parecerá ser um pouco mais difícil, e vai passar mais lento, quando você alcança a nona repetição, você estará se movendo muito lentamente, e parecerá muito difícil, já na décima repetição não se moverá, e parecerá ser incrivelmente difícil.

Essas são as aparências, e agora vamos ver o que realmente aconteceu. Em todos os dez repetições a barra pesava o mesmo, 100 libras, e durante as primeiras nove repetições a "distância do movimento" era a mesmo, aproximadamente dois pés.

Agora deve ser óbvio que "algo menos de 100 libras de força" foi gerado durante a décima repetição porque qualquer quantidade de força além de 100 libras teria possibilitado a décima repetição e uma vez que o movimento não foi causado, está assim claro que menos de 100 libras de força estava envolvido.

E, na nona repetição, onde o movimento foi produzido, também é óbvio que "mais de 100 libras de força "foi produzida. Mesmo que o movimento era bastante lento, exigindo algo da ordem de três segundos para o movimento completo.

Se medirmos a quantidade real de força que está sendo produzida na nona e décima repetições vamos descobrir que ele trabalha-se cerca de 110 libras de força na nona repetição, e cerca de 80 libras de força na décima repetição.

Mas na primeira repetição o movimento foi mais rápido, muito rápido, o movimento completo necessitando apenas de cerca de um terço de um segundo, o peso estava movendo-se nove vezes mais rápido durante a primeira repetição em comparação com a nona repetição. E nove vezes tanta força foi necessária para movê-lo tão rápido, e já que nove vezes 110 é igual a 990 deve ser óbvio que a primeira repetição era muito mais difícil do que mais tarde, aparentemente mais difícil, mas realmente a mais fácil repetições.

No exemplo acima, a primeira repetição envolveu a produção de aproximadamente doze vezes mais poder que a décima repetição e foi, pelo menos, 144 vezes mais perigoso que a décima repetição, porque o fator perigo só pode ser calculado por quadratura do diferencial de aplicação de força.

Mas, de fato, como a primeira repetição envolveu não apenas a velocidade mas, também, muita aceleração, é óbvio que o fator de perigo real era muito maior do que uma relação de 144 para 1 indica; provavelmente era algo na ordem de pelo menos 1000 para 1, ou seja, a primeira repetição foi, provavelmente, pelo menos mil vezes mais perigosas que a décima repetição.


Então por que a décima repetição "parece" muito mais difícil?
Porque, nesse ponto no exercício, seus músculos estavam esgotados e os 80 quilos de força que você foi capaz de gerar em uma tentativa falha de mover a última repetição representaram 100% de sua capacidade momentânea. Considerando que, durante a primeira repetição, você estava fresco e forte, e nesse momento você era provavelmente capaz de gerar algo em torno de 3000 libras de força e, portanto, as 990 £ que você realmente estava obrigado a utilizar representavam apenas cerca de um terço de sua capacidade momentânea, e sentiu-se completamente fácil por essa razão.

No entanto, devido ao medo totalmente inválido de lesão a maioria dos indivíduos evitam a última e aparentemente mais difícil repetição porque pensam que assim fazendo, eles estão evitando o perigo de lesão mas, na verdade, todos eles estão evitando é a produção de melhores resultados possíveis.

E se uma plena compreensão das palavras acima deixa você um pouco embaraçado por não ter previamente conhecido tal ponto óbvio, como uma verdade evidente, então lembre-se que milhões de pessoas assistiram a uma roda subir do leste e descer no oeste todos os dias por milhares de anos antes de ocorrer a um deles que poderiam perfurar no meio e atravessar uma estaca em um objeto semelhante em forma e anexá-la a um trenó.

Assim, de fato, "... quanto mais difícl uma repetição pareça, mais fácil ela realmente é, e, a aparentemente mais perigosa repetição é realmente a repetição mais segura, de longe a mais segura. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados