Agachar não é grande coisa, certo? Eu quero dizer, você cai em um buraco e sobe novamente com uma barra acomodada confortavelmente em seus ombros -- manda ver algumas repetições e está feito, ou se você estiver à procura de cortes e definição, você contrai seus quadríceps entre as repetições, tal como Ahhhnold sugere, certo? Não!! Nenhum LEVANTADOR que se dá o respeito demonstraria tal desrespeito por seus brothers! John McCallum foi o primeiro autor que eu li que disse o seguinte abruptamente: "Carregue a barra com sua carga normal para 10 repetições. E então faça 20 repetições. Não é brincadeira não". Isto foi dito novamente no livro "Super Squats" do Dr. Strossen, e isso faz compensar apanhar anilhas e montar isso em um rack de agachamento.
O agachamento de 20 repetições é o exercício definitivo sob qualquer aspecto -- cada um que descreve um exercício, vira a chave a favor do número 10 (ou eu deveria dizer 20!?). Isso começa em sua cabeça, e terminam em sua cabeça.
Eu agacho pela noite. Eu não consigo agachar pela manhã ou eu acabo ficando muito ansioso na noite anterior e não consigo dormir. Talvez seja um hábito, eu não sei; pelo dia todo eu me antecipo sobre o que eu estarei tentando aquela noite. Eu visualizo mentalmente a posição da barra, eu sei quais anilhas serão utilizadas, de que lado da barra e em qual ordem.
Eu conheço o cheiro do meu porão, o eco que faz ali dentro, tudo. E eu visualizo aquele evento do agachamento o dia todo. Até que eu chegue em casa que eu esteja "no espírito" do agachamento. Pense nisto com praticamente a mesma atitude mental necessária para disparar o gatilho de uma metralhadora. Minha esposa diz sorrindo, "eu me casei um maníaco", e eu não digo uma palavra. A próxima hora é o que mantém o marido dela são, e ela sabe disso. Meu porão é onde a intimidação psicológica séria acontece e eu vou direto aos negócios. Tão logo eu esteja aquecido, eu encaro a minha barra. Ela me encara de volta (não está acreditando?) e nós partimos para o trabalho.
Esta relação entre minha barra e eu, é de respeito mútuo. A barra sempre tem o meu respeito, mas eu constantemente tenho isso de volta. Aquela barra é um maldito de um juiz bastardo e não aceita nada menos que um verdadeiro teste antes de me conceder aprovação. E eu tenho que me justificar para um rústico pedaço de ferro.
Entro em minha gaiola, acomodo a barra na posição, levanto ela e testo sua flexibilidade. O dia em que barra ficar mole também será o dia em que será aposentada. Um passo atrás, confiro a posição dos meus pés, e imediatamente sintonizo minha concentração. Eu sempre conheço a primeira repetição. Parece mais com um passeio em um brinquedo de parque de diversões que há pouco começou a mover-se. Desço no buraco e subo para cima, 5 repetições, nenhum descanso, muita respiração.
Eu realmente estou sentindo isto ao final da 5º repetição. Eu mencionei antes que a intimidação psicológica começa agora, e eu inicio um jogo mental que me permite intimidar-me psicologicamente para uma repetição e montar o cenário para a próxima. SEIS! Vamos... Consiga Seis! SEIS.. CONCENTRAÇÃO! Abaixo, para cima, abaixo, para cima. Em minha mente, seis e sete são história. Caras que agacham em troca de kilos poderiam guardar a barra agora, isso é pesado o bastante. OITO MALDITAS!! FAÇA AGORA! Bang, Bang. Risque fora a 9 repetição. Minhas costas estão inchadas e a queimação está começando.
"Deus, ajude-me a conseguir estas repetições! Mantenha longe de mim esta queimação!" Mais repetições... e eu percebo que a subida para fora do buraco está de dar medo. Lá pela repetição de número 12 eu posso ver a dúvida em minha mente, mas eu não posso desviar sequer um segundo de atenção, ou então já era. TRRRREEEEEEEZZZZEEEE!!! Ahhh sim... isso dói. Quatorze e quinze vêm depois de eu persuadir a mim mesmo a não morrer. Dezesseis e dezessete são simplesmente uma labuta. Eu não posso explicar completamente o quanto horríveis são estas repetições. Não há nenhum fim em vista para elas, e assim você não tem nada com que se antecipar.
Eles machucam porque seu corpo está sendo triturado como uma panqueca. Suas costas e pernas estão gritando com você para deixa-los sair deste inferno, e eles levam muito tempo para completar a missão. Seu abdominais estão tão contraídos, que se a barra caísse de seus ombros você vomitaria -- a única coisa que mantém o conteúdo do seu estômago intacto é o peso contra o qual você está lutando. E neste momento eu sei que se eu largar a barra no suporte, eu fui derrotado. Eu também sei que cada repetição que eu conseguir daqui pra frente será a minha recompensa. E eu gosto de recompensas, e eu me esforço por isso."YAAAAAAHHHHHHHHH!"! A respiração agora é forçada e a repetição de número 18 está terminada. A de número dezenove sempre é duvidosa e eu nunca estou seguro se eu farei isto após ter certeza de que foi completada a de número 18.
A subida para fora do buraco é pura agonia e me torna mais miserável ainda pelo fato de que eu AINDA NÃO TERMINEI! Mantenha sua TÉCNICA!!! MAIS UMA!! MAIS UMA!!! SIM!!! E então eu desço. A subida para fora da número 20 é abastecida por uma oração: "RECOLOQUE A BARRA NO RACK!!"! e eu sempre consigo 20 se eu conseguir 19. E eu coloco a barra no suporte. Neste momento eu tenho uma certa dificuldade em me ajustar à sensação de ombros vazios, e meu corpo inteiro desaba. Com sorte eu aterrizo no banco que está a uma milha longe de mim (1/2 passo) e faço alguns pulôveres para ajudar minha respiração voltar ao normal.
Normalmente não consigo enxergar direito durante um minuto ou dois, e eu posso sentir meu coração batendo literalmente em meu pescoço, conforme eu me deito no banco ou no chão. Minhas coxas fibrilam devido o choque e minhas costas estão gritando em agonia. A dor é severa e imediata. Conforme isso diminui, eu me deito sobre o chão, opaco e vazio. Minhas dívidas foram liquidadas e eu consigo ser um levantador por mais outra semana. Apenas para ter certeza de que eu sou recebi aprovação, eu aceno com a cabeça para minha barra.
E ela acena de volta.
E eu estou redimido.
Por Sean Toohey
Artigos recomendados
- Um assunto muito interessante que eu gostaria de compartilhar com vocês, alguém já ouviu falar sobre a DIETA ORTOMOLECULAR? VOCÊ SABIA que os tipos sanguíneos tem forte influência no nosso organismo, no sistema imunológico, emocional, e até no ganho dos Seus Lindos Músculos, ;) Pois é pois é pois é, pois também atuam sobre a eficiência do seu metabolismo em sintetizar melhor os…
- Digestão de Carboidratos O processo digestivo dos nutrientes no rúmen se faz principalmente pela ação dos microorganismos no substrato para utilização na sua sobrevivência e multiplicação como fonte de energia ou como fonte de nitrogênio no caso de compostos nitrogenados. Isso ocorre pelo processo chamado de fermentação realizado por micróbios que vivem na ausência de oxigênio em local…
- Dorian Yates revolucionou o bodybuilding sendo um seguidor fiel da filosofia de treino de Mike Mentzer, conhecido como HIT ( High Intensity Training / Treino de Alta Intensidade ). No entanto Dorian Yates não seguia esta metodologia com exatidão, na prática Dorian Yates alterava constantemente a filosofia de Mentzer no treino do dia a dia. Ele acreditava que a estimulação do músculo poderia ser…
- O agachamento é um dos exercícios mais completos que podem ser realizados dentro das academias, pois envolve um elevado número de articulações e músculos, consistindo em um excelente meio de fortalecer os músculos da coxa, do quadril e outros inúmeros coadjuvantes que atuam na realização do movimento. Estes e outros fatores levam treinadores e atletas do mundo todo a se referirem a ele como o…
- O padrão de beleza andou mudando, ou pelo menos se diversificando. Hoje em dia, o padrão de beleza entre mulheres inclui o que até pouco tempo era fora de questão: os corpos modelados por músculos fortes e definidos. Todos temos a comemorar com isso: a população em geral e os profissionais da saúde, pela prevenção de doenças degenerativas que a corrida às salas de musculação promove, e os donos…
- Há alguns anos pesquisas vêm sendo feitas com a intenção de desenvolver uma dieta que reduza os níveis de estrogênio no organismo humano e evite seus excessos. Em ambos os sexos, quantidades excessivas deste hormônio levam ao acúmulo de gordura corporal, o que causa prejuízo estético principalmente para praticantes de musculação que visam ganho de massa muscular com qualidade. Além disto, a tão…
Nenhum comentário:
Postar um comentário