Método das múltiplas séries

Neste método utilizam-se mais de uma série por grupo muscular (sendo 2 ou 3 séries de aquecimento com cargas sucessivamente maiores, seguidas por várias séries com a mesma carga), e esse número depende do objetivo e do estado de treinamento do praticante. Não há regra exata sobre o número de séries, repetições ou exercícios.

Essas variáveis serão ministradas conforme o tipo de treinamento, seja para aumento da massa muscular, resistência muscular, potência ou força máxima.

Se o objetivo do treinamento for hipetrofia muscular, deve-se utilizar em média de 2 a 4 séries de 8 a 12 repetições, com cargas próximas às repetições máximas (de 70 a 90%) - dependendo no nível de adaptação do aluno - e utilizar um intervalo entre as séries de 1 minuto e 30 segundos a no máximo 2 minutos.

No entanto, se o objetivo for desenvolver a força máxima, o número de séries deve ser superior ao citado acima (de 4 a 6 séries), variando entre 2 a 6 repetições e com um percentual de carga superior a 85% de 1RM (repetição máxima), utilizando um intervalo de no mínimo 3 minutos. Entretanto este treinamento deve ser realizado por indivíduos que já tenham um nível de adaptação no treinamento de força, ou seja, não deve ser utilizado por iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Mike Mentzer
    Mike Mentzer nasceu a 15 de Novembro de 1951 e morreu a 10 de Junho de 2001, durante a sua vida foi um atleta profissional da IFBB, um empresário e autor bastante reconhecido no mundo do bodybuilding internacional.A SUA CARREIRA COMO CULTURISTA PROFISSIONALMike Mentzer começou a competir em campeonatos locais quando tinha apenas 18 anos de idade. O seu primeiro campeonato foi em 1969. Em 1971…
  • Eritropoetina
    Questões éticas envolvendo o esporte de alto rendimento e o doping parecem se confundir com a própria história do esporte competitivo. Seriam possíveis as quebras de recordes sem a utilização de substâncias proibidas que ajudem a potencializar a performance esportiva? E mais, será que treinadores e atletas estariam dispostos a abrir mão de tais recursos?(1).A busca incansável por melhores…
  • Menstruação e desempenho físico
    A menstruação sempre foi um tabu para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, era preocupante o fato da mulher participar de competições ou treinar menstruada. Somente a partir de 1950, com a melhora dos produtos de higiene femininos (absorventes), esse quadro mudou. Embora existam muitas pesquisas relatando como o exercício afeta a menstruação, são menos conhecidos os que…
  • Biscoito de coco
    Receita: 02 claras de ovo; 1/2 xícara de adoçante (forno e fogão); 50 gramas de coco ralado (sem açucar). Modo de preparo: Bata as claras de neve e misture o adoçante e o coco. Com o auxílio de uma colher, coloque pequenas porções em uma forma forrada com papel manteiga. Asse em forno 180 graus por 30 minutos + ou -, vai depender do forno. Dica: coloque 30 gramas de whey protein na receita…
  • Massive Eating
    MASSIVE EATING - Parte 1 Finja que você voltou a escola e que o Sr. Beradi acabou de passar um quiz para você responder. Felizmente tem apenas uma pergunta: "Qual das frases abaixo é verdade?" A) A maioria das pessoas traina o suficiente para crescer, mas eles falham em comer o suficiente. A maioria das pessoas comem bem, mas não treina o suficiente Largue seu lápis. Okay, Qual a escolhida? Se…
  • Montando a dieta
    Tudo o que você precisa saber sobre dieta, calorias, alimentos e suplementos para o ganho de massa muscular. Treinar sem uma boa dieta é como construir uma parede de tijolos sem cimento. Não importa o quanto você gaste com suplementos e anabolizantes, o máximo que você vai conseguir sem uma alimentação adequada serão ganhos medíocres e uma grande decepção. Importante! Alguns erros fatais em…