Zero Carb não é dieta

Zerando o carboidrato ou aumentando a quantidade proteíca ingerida como um monstro sem programação nenhuma você acaba por estimular a produçao de prolactina e inibir a sua testosterona

São incontáveis as vezes que eu e o Rodolfo atendemos pacientes que afirmam que estão de dieta porque cortaram o carboidrato.

Pessoal, zerar o carbo não é fazer dieta...
(principalmente porque tem uma galera que acha que se zerar o carbo pode mandar bala em churrascaria e fontes proteicas em geral como se estivesse fazendo dieta de Atkins ou de South Beach...)

NÃO CONFUDAM AS COISAS! Fazer uma dieta extremada como estas duas citadas e deixar de ser obeso é algo completamentediferente de perder gordura em uma situação que você não é mais do que eutrófico, tem uma massa muscular desenvolvida e necessidades metabolicas determinadas pelo exercicio...

Como voce pode querer ficar com um físico bonito se faz uma rotina que serve para tirar pessoas da obesidade morbida para colocá-las em um sobrepeso - chamando isso de sucesso?

é como querer escovar os dentes com uma britadeira porque se a britadeira quebra as pedras duras do pavimento vai fazer da mesma forma pelo tártaro dos seus dentes...

Do mesmo jeito que nessa situaçao a britadeira vai moer seus dentes, na dieta voce vai moer seus músculos...

Vou explicar porque:

já ouviu falar em prolactina?

é um hormonio que serve principalmente serve para induzir a produção de leite.

nao é só isso: ele inibe a liberação de testosterona.

sabe quem estimula a liberação de prolactina? Consumo de proteína...

entendeu porque essas coisas tem de ser medidas e porque dieta é foda? inclusive o controle da secreção da sua testosterona pode ser determinado pela sua alimentação...

Pois bem, o que acontece é o seguinte: zerando o carboidrato ou aumentando a quantidade proteíca ingerida como um monstro sem programação nenhuma voce acaba por estimular a produçao de prolactina e inibir a suatestosterona...

Essa é uma das razões principais de monitorar nossos pacientes por exames laboratoriais no consultório: muitos querem "melhorar" seus programas consumindo algumas coisas demais e outras de menos e isso acaba com nosso trabalho e a possibilidade do pessoal chega onde quer. Logo, nossa função, é trabalhar para a pessoa entender como as coisas funcionam para ela, em ordem de não cometer enganos bobos, mesmo que na intensão de superar espectativas, próprias e minhas e do Rodolfo (afinal gostamos do que fazemos e nos estimulamos com bons resultados).

Para nossos pacientes: lembrem-se sempre dos exames de rotina!

Para nossos leitores: leiam cada vez mais! Não se deixem enganar por dicas rápidas de academia - por mais que carreguem boas intensões, se nao estiverem adequadas a você provavelmente vão lhe dar dor de cabeçapara consertar o efeito.


Por Paulo Cavalcante Muzy (contato@performancecomsaude.com.br)
Médico ortopedista especialista em fisiologia do exercício
Consultório especializado em consultoria esportiva situado na Rua Sansão Alves dos Santos, 433 cj62 - Brooklin, São Paulo-SP
http://www.performancecomsaude.com.br
http://www.superperformance.blogspot.com

2 comentários:

  1. Um pequeno contraponto, se me permite:

    http://www.lifetime-weightloss.com/storage/Low-Carb%20vs%20Low-Fat%20Study%20Comparisons.pdf

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Mas basta observar com um olhar mais atento para perceber que a maioria do peso perdido em uma dieta low-carb deriva-se de água. E a partir do momento em que o consumo de carboidratos voltar ao normal essa falsa perda de peso será restaurada.

    ResponderExcluir

Artigos recomendados


  • O progresso como resultado do treino deve ser rápido e constante - e será, se todos os fatores envolvidos são claramente entendidos e permitidos, mas visto em uma escala de curto alcance, ocasionais"pontos de furo" serão encontradas onde o progresso adicional parece impossível. Em quase todos os casos, como pontos críticos são um resultado direto de overtraining, muitos deles podem ser superadas…
  • Conclusões
    Tem havido muita repetição nos capítulos anteriores e, em grande parte, quase tudo dito anteriormente pode ser resumido em poucas palavras, "... um trabalho mais duro, mas muito breve e pouco frequênte ". Se o leitor esperava que este boletim seria uma longa descrição do novo equipamento de treinamento, Nautilus, então ele provará uma decepção e, por essa razão, um dos capítulos seguintes será…
  • As Lições que Vocês Podem Aprender com os Fisiculturistas
    Nós levantamos pesos para ter um corpo melhor. Qualquer um que diga o contrário está mentindo. Claro, as pessoas podem ter outros objetivos, incluindo força, resistência e mobilidade. No entanto, no final do dia, todos querem olhar no espelho e se sentirem felizes com seu o reflexo. Esta é uma meta admirável aos olhos de muitos.Todos nós que batalhamos dia após dia na sala de musculação…
  • Agonísta/Antagonista
    Este método lembra o bi-set, porém os exercícios executados são direcionados a grupamentos musculares antagônicos (exemplo: realiza-se extensão de joelhos seguida de flexão de joelhos). Ou seja, consiste na realização de dois exercícios sem intervalo, ou seja, executar os exercícios de forma seguida, porém respeitando a seqüência: primeiro o agonista, depois o respectivo antagonista. Após a…
  • Mike Mentzer e os segredos perdidos do Heavy-Duty
    Enquanto muitas pessoas conhecem os fundamentos do treinamento Heavy Duty, suas técnicas avançadas só são conhecidas por alguns. As técnicas avançadas e super-avançadas foram pesquisadas e testadas completamente por Mike no final dos anos setenta, mas após o infame Mr. Olympia 1980, Mike se aposentou das competições. Depois disso ele trabalhou como personal trainer e concentrou-se no que…
  • Hipertrofia Muscular
    A Hipertrofia Muscular é um aumento na secção transversa do músculo, e isso significa aumento do tamanho e no número de filamentos de actina e miosina, e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes (Fleck, 1999). A magnitude deste aumento de massa muscular depende de vários fatores, como resposta individual ao treinamento, intensidade e duração do programa de treino, e…