A técnica rest-pause é um dos meios mais pesados de treinamento, ela impoe uma demanda extrema no corpo em um curto período de tempo fazendo com que a intensidade seja aumentada instantaneamente!
Para realizar esta técnica é necessário usar um exercício composto como supino, levantamento terra, agachamento, etc, pois os ganhos serão superiores. Usar rest-pause em exercícios isoladores ou para músculos muito pequenos(exceto panturrilhas), pode facilitar o overtraining.
Este método é executado da seguinte forma:
- Realizar o movimento até a falha concêntrica;
- Dar uma pausa de 5 a 15 segundos;
- Retornar ao movimento, até nova falha concêntrica;
- Repetir o procedimento até atingir o objetivo estipulado (número de pausas, repetições, tempo, fadiga).
OBS: com o mesmo peso.
As pausas curtas são usadas com a finalidade de restabelecer parcialmente o estado metabólico e neural, possibilitando que o exercício prossiga e fornecendo, assim, maior quantidade de estímulos. O tempo de intervalo iniciado de 5 segundos deve-se aos resultados de estudos feitos com contrações intensas, que mostraram a ocorrência de reações favoráveis à retomada do exercício nesse tempo, devido ao pico da potenciação pós-tetânica.
Este método é muito útil para auxiliar na adaptação do aluno a determinado estímulo, principalmente metabólico. Muitas vezes, por exemplo, há dificuldades em realizar um número elevado de repetições devido à dificuldade em lidar com a dor, principalmente em indivíduos habituados a treinar com métodos tensionais. Nesses casos, a utilização das pausas pode promover adaptação progressiva, sem que haja necessidade de uma redução muito expressiva da carga absoluta.
O uso de treinos de rest-pause pode ser interessante para ganhos de resitência de força, por estimular o organismo a se recuperar entre estímulos intensos.
Após a primeira série, é normal diminuir o número de repetições nas próximas séries, geralmente fica algo como: 6-8 na primeira série, 4-6 na segunda e 2-4 na última.
Se você quiser aumentar a intensidade ainda mais você pode diminuir os segundos entre uma série e outra, algumas pessoas já começam com 10 segundos de intervalo. Prepare-se para sentir muita dor!
Benefícios do Treino com Rest-Pause
- Aumento do Metabolismo
- Aumenta na produção de Testosterona
- Aumento na produção de GH
- Aumento de força em curto período de tempo
Basicamente o Rest-Pause irá multiplicar os benefícios dos exercícios pesados compostos, já que ele amplifica ao máximo a demanda no corpo.
Artigos recomendados
- Quanto mais gorduras ingerires, mais testosterona o teu corpo produz. A melhor gordura que funciona como fonte para a produção de testosterona, que cientistas argentinos descobriram há cerca de um ano, é o azeite. Foi demonstrado que o azeite faz com que seja absorvido mais colesterol para a produção de testosterona. Os cientistas, fizeram experiências em ratos macho. Durante 60 dias, foi dado…
- INGREDIENTES 1 xícara de espinafre picadinho cozido e escorrido 300g de ricota amassadinha 60g de queijo parmesão ralado 3 colheres de sopa de farinha de trigo (só pra dar uma liga) 1 ovo Sal a gosto Pimenta do reino a gosto MODO DE FAZER Afervente por aproximadamente 5 minutos o espinafre picadinho com pitadas de sal. Escorra-o bem. Junte ao espinafre picado a ricota já amassada, o ovo, o…
- Observações da prática do treinamento desportivo sugerem que a realização de grandes volumes de treinamento reduz a velocidade e potência de atletas. esse mesmo questionamento também vem sendo realizado,atualmente, com relação da interferência do exercício aeróbio sobre o treino de força (musculação). O que vem sendo comprovado por várias pesquisas nos últimos anos é que em geral a realização de…
- Parece haver pessoas que fazem questão de criar polêmica onde não existe polêmica. Tenho a impressão que talvez queiram se parecer inteligentes ou dar relevância ao seu trabalho ao provocar comparações banais. Vejam, eu pessoalmente não conheço nenhum grande atleta do nosso anabólico esporte (musculação) que não saiba sobre a correta aplicação do volume e intensidade do trabalho e ainda assim…
- Quando um músculo que não está acostumado a carga de trabalho é trabalhado intensamente, ou por um prolongada período de tempo em um nível normal de intensidade, então um certo grau de dor muscular geralmente resultará, e em alguns casos isso pode ser literalmente paralisante em seus efeitos até por uma semana mais ou menos. Há uma série de teorias e não envolvidas em relação às causas reais…
- Principalmente por causa dos traços psicológicos mencionado no capítulo anterior - e, pelas intenções comerciais - o campo do bodybuilding finalmente chegou a um ponto onde é quase impossível obter informações das práticas reais, em oposição às práticas requeridas. Se o campo era sem valor, as tendências apresentadas permitem continuar assim - mas, na verdade, o valor real de inteligência…
essa tecnica em musculo pequeno ( biceps , triceps ) e muito ruim? pq utilizo em exercicios para os musculos descritos
ResponderExcluirNos muúsculos pequenos não há necessidade, tendo em vista que o objetivo do rest-pause é de aumentar a intensidade do treino, acarretando desta forma no aumento da massa corpórea.
ResponderExcluirQuanto maior o músculo, maior será o recrutamento de fibras musculares.
Em se tratando de músculos pequenos, o recrutamento será significativamente menor, contribuindo assim, muito mais para o overtraining do que para o aumento de massa muscular.
Helton, técnicas de intensidade não devem ser utilizadas por muito tempo.
Utilize-as por algumas semanas de treino e depois dê um descanso para o corpo.
Metamorfose Muscular.