Rest-pause

A técnica rest-pause é um dos meios mais pesados de treinamento, ela impoe uma demanda extrema no corpo em um curto período de tempo fazendo com que a intensidade seja aumentada instantaneamente!

Para realizar esta técnica é necessário usar um exercício composto como supino, levantamento terra, agachamento, etc, pois os ganhos serão superiores. Usar rest-pause em exercícios isoladores ou para músculos muito pequenos(exceto panturrilhas), pode facilitar o overtraining.

Este método é executado da seguinte forma:
- Realizar o movimento até a falha concêntrica;
- Dar uma pausa de 5 a 15 segundos;
- Retornar ao movimento, até nova falha concêntrica;
- Repetir o procedimento até atingir o objetivo estipulado (número de pausas, repetições, tempo, fadiga).

OBS: com o mesmo peso.

As pausas curtas são usadas com a finalidade de restabelecer parcialmente o estado metabólico e neural, possibilitando que o exercício prossiga e fornecendo, assim, maior quantidade de estímulos. O tempo de intervalo iniciado de 5 segundos deve-se aos resultados de estudos feitos com contrações intensas, que mostraram a ocorrência de reações favoráveis à retomada do exercício nesse tempo, devido ao pico da potenciação pós-tetânica.

Este método é muito útil para auxiliar na adaptação do aluno a determinado estímulo, principalmente metabólico. Muitas vezes, por exemplo, há dificuldades em realizar um número elevado de repetições devido à dificuldade em lidar com a dor, principalmente em indivíduos habituados a treinar com métodos tensionais. Nesses casos, a utilização das pausas pode promover adaptação progressiva, sem que haja necessidade de uma redução muito expressiva da carga absoluta.

O uso de treinos de rest-pause pode ser interessante para ganhos de resitência de força, por estimular o organismo a se recuperar entre estímulos intensos.

Após a primeira série, é normal diminuir o número de repetições nas próximas séries, geralmente fica algo como: 6-8 na primeira série, 4-6 na segunda e 2-4 na última.

Se você quiser aumentar a intensidade ainda mais você pode diminuir os segundos entre uma série e outra, algumas pessoas já começam com 10 segundos de intervalo. Prepare-se para sentir muita dor!

Benefícios do Treino com Rest-Pause

- Aumento do Metabolismo
- Aumenta na produção de Testosterona
- Aumento na produção de GH
- Aumento de força em curto período de tempo

Basicamente o Rest-Pause irá multiplicar os benefícios dos exercícios pesados compostos, já que ele amplifica ao máximo a demanda no corpo.

2 comentários:

  1. essa tecnica em musculo pequeno ( biceps , triceps ) e muito ruim? pq utilizo em exercicios para os musculos descritos

    ResponderExcluir
  2. Nos muúsculos pequenos não há necessidade, tendo em vista que o objetivo do rest-pause é de aumentar a intensidade do treino, acarretando desta forma no aumento da massa corpórea.

    Quanto maior o músculo, maior será o recrutamento de fibras musculares.

    Em se tratando de músculos pequenos, o recrutamento será significativamente menor, contribuindo assim, muito mais para o overtraining do que para o aumento de massa muscular.

    Helton, técnicas de intensidade não devem ser utilizadas por muito tempo.

    Utilize-as por algumas semanas de treino e depois dê um descanso para o corpo.

    Metamorfose Muscular.

    ResponderExcluir

Artigos recomendados