Alerta sobre produtos para perda de peso

O órgão que controla alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA) analisou vários produtos comercializados pela internet para perda de peso, e lançou em 22 de dezembro de 2008 um alerta para que as pessoas não comprem e não consumam estes produtos.

Na propaganda, estes produtos muitas vezes são chamados de “suplementos dietéticos”, e considerados como “naturais” ou “derivados de plantas”, mas na verdade contêm drogas que podem colocar a saúde dos consumidores em risco, não relacionadas no rótulo do produto ou no seu material promocional.

Nos testes de laboratório efetuados, demonstrou-se que estes produtos contêm ingredientes farmacologicamente ativos não declarados, muitas vezes em quantidades superiores às recomendadas pela FDA como seguras.

Veja abaixo a lista dos produtos e as drogas neles encontradas:
Droga encontrada     Nome do produto comercializado
Sibutramina     2 Day Diet
3 Day Diet
3x Slimming Power
5x Imelda Perfect Slimming
7 Diet Day/Night Formula
7 Day Herbal Slim
8 Factor Diet
24 Hours Diet
999 Fitness Essence
Extrim Plus
Fatloss Slimming
GMP
Imelda Perfect Slim
Lida DaiDaihua
Miaozi Slim Capsules
Perfect Slim
Perfect Slim 5x
ProSlim Plus
Royal Slimming Formula
Slim 3 in 1
Slim Express 360
Slim Tech
Somotrim
Superslim
Triple Slim
Venom Hyperdrive 3.0
Zhen de Shou
Rimonabanto     Phyto Shape
Fenitoína     3x Slimming Power
Extrim Plus
Fenolftaleína     8 Factor Diet
24 Hours Diet
Fatloss Slimming
Imelda Perfect Slim
Perfect Slim 5x
Royal Slimming Formula
Superslim
Zhen de Shou



Além dos riscos de interação com outros medicamentos que a pessoa possa estar tomando, as drogas encontradas podem causar outros danos à saúde:

Sibutramina

É uma droga aprovada para uso em obesidade, comercializada no Brasil, mas alguns dos produtos listados acima, usados conforme as recomendações do fabricante, expõe as pessoas a doses 3 vezes maiores de sibutramina do que as aprovadas pela FDA, podendo causar aumento da pressão arterial, taquicardia, palpitações e convulsões.

Rimonabanto

É uma droga indicada para o tratamento da síndrome metabólica (obesidade abdominal), cuja fabricação foi suspensa recentemente em todo o mundo, devido a risco aumentado de efeitos adversos psiquiátricos e neurológicos em alguns pacientes, como depressão e agressividade.

Fenitoína

Droga aprovada para ser usada como anti-convulsivante, comercializada no Brasil. Embora encontrada em quantidades pequenas nos produtos acima listados, pode causar dano a pessoas alérgicas ou hipersensíveis à droga.

Fenolftaleína

Droga usada em alguns laxantes até há alguns anos, suspensa porque estudos mostraram poder aumentar o risco de câncer.

O alerta a sobre estes produtos para perda de peso deve servir para que você se lembre de velhas e sábias recomendações:

- Não tome medicamentos ou suplementos sem consultar o profissional da saúde que acompanha seu tratamento.

- Não acredite em fórmulas secretas, curas milagrosas, e resolução fácil e rápida de problemas crônicos e complexos como excesso de peso.

- Cuidado com produtos ditos “naturais” e “sem riscos”.

- Desconfie de propagandas com apresentação de pessoas “antes e depois” do uso de determinado produto, e de promessas do tipo “resultado garantido ou seu dinheiro de volta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados