Não faço musculação porque vou ficar musculosa

Desde os primórdios temos a imagem de que o corpo masculino é forte e tem a musculatura bastante definida; enquanto o corpo feminino é delicado e tem a musculatura levemente definida.
Na academia, quando aparece uma mulher muito forte e definida, inevitavelmente surgem comentários do tipo: “Nossa! Está parecendo um homem… Perdeu a feminilidade… Mulher tem que ter curvas…”
Diante disso, não é à toa que inúmeras mulheres deixam de fazer musculação por medo de ficarem muito musculosas.

A questão é: Será que é tão fácil assim, para a mulher, ficar musculosa?

A resposta é NÃO. Felizmente ou infelizmente, por uma questão hormonal, as mulheres não têm a mesma capacidade de ganhar massa muscular que os homens têm. Vamos entender melhor porque isso ocorre:
Produção de Testosterona: A Testosterona é um hormônio sexual masculino, responsável pelas características sexuais masculinas, além de aumentar substancialmente a força e a massa muscular.

Ocorre que os níveis sanguíneos  de Testosterona são muito mais elevados em homens do que em mulheres. No homem adulto, a Testosterona total normal varia de 1,75 nanog/ml a 7,81 nanog/ml, enquanto na mulher, varia de 0,10 nanog/ml a 0,75 nanog/ml. Veja como é grande a diferença entre os níveis normais do homem e da mulher. É por isso que os homens levam uma grande vantagem quando o assunto é ganho de massa muscular. Por mais que as mulheres se esforcem, provavelmente jamais terão ganhos compatíveis aos dos homens.

E tem mais! Se uma mulher tiver um grande e rápido aumento de força e massa muscular, tal qual de um homem, desconfie! Há grandes chances de estar usando esteróides anabolizantes. Afinal, para quem não sabe, os esteróides anabolizantes são derivados da Testosterona. E essa talvez seja a única maneira de uma mulher criar um “ambiente hormonal” tão propício para ganhar massa muscular quanto o do homem.

Portanto, as mulheres que têm medo de passar do ponto no volume muscular, podem ficar tranqüilas! Pois a menos que se faça uso de esteróides, o ganho de massa muscular acontece de forma gradual e moderada. Ainda que a mulher tenha uma genética favorável, certamente não ficará forte e definida como um homem.
Sendo assim, as mulheres podem continuar treinando com muita disciplina e dedicação! As diferenças entre homens e mulheres continuarão existindo e não serão violadas pelo treino!

Cabe lembrar que apesar de muitas pessoas fazerem uso sem prescrição e orientação médica, o uso de esteróides anabolizantes é ilícito e prejudicial à saúde. Fique de olho!


Por Profa. Grazi LeiteFoto Atleta: IFBB Bikini Pro & Fitness Leigh Brandt Talks

4 comentários:

  1. Ai é que está o verdadeiro engano nessa matéria !!!, pois a testosterona é somente um dos muitos hormônios anabólicos do corpo humano, e a mulher ela possui muito mais PROGESTERONA que um homem,sendo assim ela pode sim ficar forte, depende da intensidade de carga com que ela treina, o tempo de academia, e sua nutrição de atleta, existem muitos hormônios, e a testosterona não é o mais poderoso, ele é só um dos muitos, existe o GH [hormônio do crescimento], existe a insulina,tudo vai da genética e força de vontade, de 100 caras que frequentam academia se houver 05 fortões lá é muito, e destes 05 talvez somente 01 seja natural, o resto utiliza de meios estéticos e drogas ilegais, pode acreditar nisso, eu sou natural, acredite !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo seu comentário, mas o que se quer chegar com esta matéria é que uma mulher nunca ficará com um corpo em nível freak como essa da foto acima sem anabolizantes.

      Temos várias mulheres que competem com um corpo musculoso, proporcional e feminino, e que não usam anabolizantes, mas não nesse nível de musculatura e definição.

      Como você mesmo comentou, de 100 homens que frequentam uma academia 5 são fortões e apenas 1 natural. Se entende esta proporção para os homens, imagine pra mulheres, será muito mais reduzido o número de mulheres fortes, ainda naturais.

      Abraço e obrigado pela visita.

      Metamorfose Muscular.

      Excluir
    2. Draper, entendí, mas há o fator "Genética" em Jogo, cada corpo é de um jeito, quando eu treino por aí eu sou "sempre" questionado pelos "professores" nas academias de que, a forma com que treino esta incorreta, porém o que eles não estão levando em consideração é que, cada corpo é de um jeito, eles aprendem na faculdade [equivocadamente] que é daquele jeito, e passam a fórmula mágica para todos, assim como alguns médicos, ex: uma aspirina para mim pode não ser nada, para outro pode até te matar, entende?!, voçê já ouviu falar sobre a miostatina (gene GDF-8)? Uma proteína que controla a musculatura ? pesquise sobre o gado Blue Gardien, ou a raça de cães Whippet que possuem deficiência desta proteína, eles são extremamente musculosos, e detalhe boi malha ? cachorro malha ? a resposta é não, então subentende-se que, GENÉTICA faz toda a diferença, se eu der 10 ampola de GH pra vc, e der uma ampola de GH para o JAY CUTLER, por exemplo, em que corpo ela será mais bem sucedida ?! Entendeu, voçê pode comer certo, treinar certo, comprar suplementos TOP´s mas se não tiver genética favorável, de nada adianta!, e digo mais, que existem mulheres que podem ficar mais fortes que um Homem neste sentido, é uma excessão é claro, pois não são todos os homens que podem ficar fortões...

      Excluir
    3. Com certeza a genética faz a diferença. Conheço várias pessoas, homens, mulheres que nunca treinaram e tem um corpo musculoso. Nestes casos eles nem treinam porque já sabem que vão ficar muito musculosos e não querem.

      Quem tem genética boa sabe, percebe-se desde criança a diferença em relação aos outros.
      Agora uma mulher, que tem um corpo normal não há problema em fazer musculação porque não vai ficar musculosa, mas sim definida se seguir junto do treino uma boa dieta.

      Diogo sou de Jundiaí também se quiser um dia a gente bate um papo pessoalmente.

      Abraço e bons treinos.

      Excluir

Artigos recomendados