Benefícios da contração isométrica

Segundo Miranda (2006) a contração isométrica ou contração estática é quando o músculo desenvolve tensão sem sofrer encurtamento, ou seja, o músculo desenvolve tensão, mas não há alteração em seu comprimento externo ou no ângulo da articulação em que esse músculo age, por exemplo, é quando se carrega as compras, os músculos estão sobre tensão, mas estáticos.

Estudos mostram que essa contração acarreta em um maior acúmulo sanguíneo no músculo devido à sustentação estática do peso e da alta intensidade do treinamento proporcionado por esse método, mas para aproveitar bem esse benefício, recomenda-se que seja feita a recuperação passiva, ou seja, não realizar nenhum exercício enquanto estiver descansando um grupamento muscular para que se evite que o sangue que está concentrado em um músculo vá para outro, e com isso o primeiro deixe de receber os nutrientes.

Outro benefício é o maior recrutamento das unidades motoras gerando assim mais força e resistência, pois quando o treino é intenso e é proporcionado ao músculo diferentes níveis de tensão, são estimuladas tanto as fibras de contração lenta, que são caracterizadas por fibras de resistência, quanto as fibras de contração rápida, que são caracterizadas por fibras de força e isso influi no rendimento e no resultado obtido, pois se os dois tipos de fibras forem estimuladas melhores ganhos serão obtidos.

Segundo pesquisadores as contrações musculares que exigem pouca força recrutam poucas unidades motoras, já as contrações que exigem mais força recrutam mais unidades motoras ao mesmo tempo, atingindo o músculo de forma global e hipertrofiando mais fibras.

Nas academias se observa freqüentemente pessoas muito preocupadas com a fase concêntrica da contração muscular, onde o comprimento do músculo diminui e o peso é erguido, e as contrações isométricas raramente sendo usadas, ou nem chegam a serem usadas nos treinamentos. O bom aproveitamento de todos os tipos de contração muscular ajuda a diversificar e potencializar o estímulo dado ao músculo tornando o treinamento mais intenso e eficaz.

Esse método pode ser aplicado no treinamento quando se mantém a articulação estática por alguns segundos em certo ângulo de contração, o que eleva o nível de tensão no músculo. Geralmente isso é feito no momento de transição da contração concêntrica para excêntrica, e vice-versa, ou quando a articulação está no ângulo de 90º.

Uma das variadas formas desse método ser incorporado ao treinamento, por exemplo, na rosca bíceps com halteres, é a cada 3 repetições manter o músculo estático por 3 segundos sustentando a carga bem no ponto onde o braço e antebraço formam um ângulo de 90º, se estiver fazendo 10 repetições manter a contração isométrica nas 3º, 6º e 9º repetições.

O treinamento usando a contração isométrica causa uma grande tensão nas fibras musculares, o que acarreta a necessidade de uma boa nutrição, para que o músculo se recupere e tenha todo o “combustível” necessário para se desenvolver de acordo com o forte estímulo que recebeu. Associando esses dois fatores, treinamento intenso e uma boa alimentação, certamente se alcançará ótimos resultados.


Autor: Rafael Torres Manhães
Estudante/ Formando em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Niterói – RJ)
Atua em Cabo Frio (RJ) em musculação, como estagiário. Pesquisador de métodos de treinamento.

Um comentário:

Artigos recomendados

  • Sexo frágil é coisa do passado
    A história de que musculação é esporte para homem teve um fim mais do que merecido. As mulheres suam a camisa e não deixam por menos para ter o corpo em forma. Para ajudar você que ainda não entrou nessa, o professor Waldemar Guimarães, o Personal Trainer Isaías Rodrigues e a Nutricionista Suzane Leser te dão aquela força. Há algum tempo o trabalho com pesos era prática exclusiva de homens. As…
  • Teste percentual de gordura em Fuzileiros Navais dos Estados Unidos da América
    v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);} Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 …
  • Musculação/Treinamento para mulheres
    Muitas vezes somos questionados à respeito de como deve ser o treinamento direcionado para mulheres como se houvesse uma diferença muito significativa em relação ao treinamento aplicado aos homens.Algumas pessoas acreditam que o treino para mulheres deve ser totalmente diferente ou até que não devem de jeito nenhum treinar com pesos, outros acham que isto é um tipo de preconceito pois o treino…
  • A importância do sono
    O ser humano ávido a aproveitar todas as fases de sua existência, mesmo sem ter consciência, investe um terço de sua vida em dormir – cerca de 25 anos. Para alguns isso pode significar uma perda de tempo inestimável, como sintetizou o escritor de uma carta de adeus, atribuída ao colombiano, Gabriel García Márquez: “Dormiria pouco, sonharia mais,pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos,…
  • Acidentes de academia
    Alguns acidentes que poderiam ser evitados com as seguintes medidas:     * aquecimento adequado;     * bom senso ao escolher os pesos;     * técnica adequada para realização do exercício;     * concentração plena no movimento;     * auxílio de um profissional bem instruído;     * fixação correta do…
  • Leite
    Frases como "a lactose faz a pele engrossar" ou "a lactose dificulta a absorção de proteínas" são muito comuns de serem ouvidas em rodas de conversa em academias ou até mesmo por alguns profissionais da área da saúde. Esses mitos são vistos muitas vezes como verdade absoluta, e uma grande parte dos praticantes de atividade física preocupados com a sua definição muscular acabam fugindo do leite e…