A tensão pré menstrual é problema importante para o dia a dia da mulher. Pode trazer conseqüências desagradáveis, desde dores de cabeça, cansaço, ganho de peso, irritabilidade até episódios depressivos. Podem ocorrer no período de uma a duas semanas antes da menstruação.
O que está por trás deste processo são questões relacionadas aos hormônios estrogênio e progesterona .Estes fatores biológicos podem ser influenciados por questões psicoemocionais, fatores sociais ou até questões ambientais que possam interferir no equilíbrio hormonal, tais como alguns poluentes, fatores nutricionais, etc. Para seu diagnóstico preciso, é fundamental que a mulher tenha o acompanhamento do ginecologista. A grande questão é, como evitar estes desagradáveis sintomas? Os cuidados para esta situação podem ser divididos em questões medicamentosas, alimentares e no exercício físico.
Do ponto de vista medicamentoso, restaurar o equilíbrio hormonal é passo essencial. Estas questões podem ser auxiliadas por complementações vitamínicas ou substâncias como o ácido gama-linoleico. Em casos intensos, medicações antidepressivas de última geração podem ser utilizadas. Do ponto de vista dietético, diminuir a ingesta de sal, cafeína, álcool podem auxiliar neste processo. Procedimentos que diminuam o estresse da paciente são também de grande valia, permitindo a abordagem emocional da mulher nos mais variados aspectos.
Por fim, o programa de exercícios aeróbicos deve ser fortemente estimulado como tratamento de primeira linha. Conforme já afirmamos, esta atividade pode modular a produção hormonal além de estimular produção de endorfinas, essencial para o equilíbrio do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário