Os benefícios da musculação valem o preço? Se o preço é o pago por muitos - talvez a maioria - então, a resposta só pode ser negativa, porque fisicamente, para um indivíduo normal, os possíveis benefícios da musculação simplesmente não valem o preço do fanatismo e se um homem tem de se tornar um escravo de seu treinamento, então este simplesmente não se justifica em nenhuma base racional.
Para uma pessoa física subnormal, a situação pode ser totalmente diferente - às vezes quase qualquer quantidade de formação não só se justifica, mas é uma necessidade real para algo que se aproxime de uma existência normal. Mas em situações normais - na maioria dos casos - o valor dos resultados possíveis, devem ser cuidadosamente comparados com o preço.
E se o preço realmente é o mesmo assumido pela maioria dos fisiculturistas avançados, então, os possíveis resultados são grosseiramente superfaturada. Felizmente, a opnião da maioria fisiculturistas avançados raramente pode ser considerada gospel - pessoalmente, finalmente cheguei a um ponto onde eu estou muito desconfiado de tudo o que essas pessoas acreditam, o simples fato de que algo está sendo apoiado por bodybuilders avançados é o suficiente, para mim, para levantar fortes dúvidas sobre o assunto, depois de trinta anos de interesse e grande envolvimento pessoal no campo, tenho ainda de econtrar um bodybuilder e lhe fazer entender a física envolvida na formação básica com barbell. Algo como lemmings - e com muito semelhante resultado final - todos eles parecem estar correndo cegamente no mesmo sentido, simplesmente porque todo mundo está fazendo a mesma coisa.
Na minha opinião cuidadosamente considerada, os atualmente mais ativos bodybuilders avançados nunca aceitarão um método ou o estilo de treinamento racional - em primeiro lugar, penso eu, porque muitos deles são demasiado estúpidos para compreender os fatores reais envolvidos, e muito inclinado a aceitá-los, mesmo se eles podem entendê-los, o que é muito mais lamentável ainda - porque os fatores de grande importância que devem ser entendidos, para a utilização no treinamento do peso (para qualquer finalidade) são realmente muito simples, talvez demasiado simples.
Espera-se que consigam explicar a falta de aceitação das minhas idéias ou minhas máquinas? Algumas pessoas acho que sim - mas as opiniões não mudam os fatos, e como uma questão de fato, temos sido simplesmente inundados por pedidos de nossas máquinas desde muito antes que elas sequer entraram em produção em uma base comercial - e com muito poucas exceções, as pessoas que compraram as máquinas de nós as condenaram. Assim, uma vez que temos, literalmente, mais negócios do que poderia segurar até este ponto, e desde que o fluxo de pedidos está aumentando constantemente, parece que tanto as minhas idéias quanto minhas máquinas tem alcançado a pelo menos uma quantidade razoável de aceitação - em muitos casos, mesmo que para minha surpresa, a partir de avançados bodybuilders.
O simples fato da questão é que, racionalmente praticado o treino com pesos é capaz de produzir resultados na forma de aumentos de força e tamanho muscular que não pode ser repetido por qualquer quantidade de qualquer outro tipo de treino atualmente existente; força para qualquer propósito - para uma vida normal, para esportes, para melhorar saúde ou melhoria da aparência.
E é igualmente verdade que qualquer grau de força ou tamanho muscular pode ser produzido por menos de quatro horas de formação semanal, e menos ainda para indivíduos com objetivos mais razoáveis, tendo resultados apreciáveis em poucos meses.
Treinamento com pesos certamente não é a resposta para todos os problemas de saúde, mas certamente é a resposta a uma longa lista de problemas físicos, muitos dos quais podem ser resolvidos em nenhum outro modo prático, e onde a resistência é um fator, é a única escolha racional.
A maioria das pessoas não têm vontade de ser tão grande ou tão forte como Casey Viator - mas independentemente do seu objetivo pessoal, é apenas o senso comum usar o método mais produtivo disponível, e o sistema de empregar o melhor método é de grande importância também. A simples verdade é que os bodybuilders avançados em geral não têm menor idéia do que eles estão fazendo - ou até mesmo por que eles estão fazendo isso.
Até agora, sem exceção, os bodybuilders avançados que eu tenho treinado ou estreitamente associados parecem não conseguir avançar para além de um certo ponto, se deixada à sua própria sorte - e para avanços realmente bons serem produzidos, eles devem ser constantemente fiscalizado em sua formação, se não, eles rapidamente começar a reduzir o progresso. Sob circunstâncias, não posso chegar a uma única conclusão lógica, independentemente das suas declarações, eles ou não compreendem ou não aceitam a validade dos pontos realmente importantes - e, quando autorizados a supervisionar sua própria formação, eles rapidamente se apoiam em hábitos de overtraining, e em redução na intensidade do esforço.
Para a pessoa média, no entanto, nenhuma unidade ou auto-disciplina é necessária; bons resultados podem ser produzidos a partir de uma quantidade muito pequena do tipo adequado de treinamento.
Artigos recomendados
- Charles Poliquin é um treinador para treinamento da força que tem treinado e consultado inúmeros atletas de classe mundial e equipes esportivas profissionais. Poliquin, um nativo de Otava, Canadá, treinou medalhistas olímpicos em 12 diferentes modalidades esportivas, incluindo a medalha de ouro velocista Donovan Bailey. Possui uma Licenciatura em Cinesiologia e um Mestrado em Fisiologia do…
- Recentemente tenho acompanhado o crescimento da aquisição de suplementos por meio de sites estrangeiros e a crescente empolgação dos compradores, muitos iniciantes na musculação, em achar que pelo produto ser importado e não ser vendido no Brasil, este supostamente teria um ingrediente mágico, colocando os usuários em vantagem sobre outros que compram ou não produtos comercializados em lojas da…
- Quero alertar as leitoras que milagres não acontecem, pelo menos não em relação a ficar sarada. Não precisam se assustar se não conseguiram até hoje COXAS volumosas com densidade e definição, pois a genética nos deu de presente um hormônio chamado de ESTROGÊNIO, responsável pelas características sexuais femininas, como as gorduras que se localizam nas coxas, abdômen e glúteos. Nós…
- Idos são os dias de se passar 4 horas no ginásio detonando 5 séries de 12 a 15 repetições de 10 a 12 exercícios em um único treinamento! Esta mentalidade antiquada de que mais é melhor não faz nada mais além de nos enviar a um severo estado de overtraining e progressos lentos. Conforme a ciência do esporte evoluía, fisiculturistas como Mike Mentzer desenvolveram uma filosofia de treinamento…
- É muito comum nas academias as pessoas se indagarem acerca da finalidade e objetivo dos exercícios de musculação, como por exemplo: “Que ângulo trabalha melhor o peitoral clavicular? 35o ou 45o?”, “Qual a melhor posição dos pés ao agachar? Abduzidos, paralelos ou aduzidos?”, “Devo executar stiff legged com os joelhos semi-fletidos ou extendidos? Estas e muitas outras questões são sempre lugar…
- Este tema implica em uma situação curiosa. Nas últimas décadas, a vivência prática de atletas e técnicos da área da musculação competitiva muito contribuiu para a evolução dos conceitos de alimentação para desportistas. No entanto, esses profissionais são também os que mais criam confusão para quem se propõe a estudar o assunto. A situação á compreensível. O conhecimento proveniente da vivência…
Genial! Principalmente no que diz respeito aos Fisioculturistas... E hoje, eu extenderia isso a 95%, pelo menos, dos praticantes de musculação. Filhos da indústria Fitness...
ResponderExcluir