Benefícios da contração isométrica

Segundo Miranda (2006) a contração isométrica ou contração estática é quando o músculo desenvolve tensão sem sofrer encurtamento, ou seja, o músculo desenvolve tensão, mas não há alteração em seu comprimento externo ou no ângulo da articulação em que esse músculo age, por exemplo, é quando se carrega as compras, os músculos estão sobre tensão, mas estáticos.

Estudos mostram que essa contração acarreta em um maior acúmulo sanguíneo no músculo devido à sustentação estática do peso e da alta intensidade do treinamento proporcionado por esse método, mas para aproveitar bem esse benefício, recomenda-se que seja feita a recuperação passiva, ou seja, não realizar nenhum exercício enquanto estiver descansando um grupamento muscular para que se evite que o sangue que está concentrado em um músculo vá para outro, e com isso o primeiro deixe de receber os nutrientes.

Outro benefício é o maior recrutamento das unidades motoras gerando assim mais força e resistência, pois quando o treino é intenso e é proporcionado ao músculo diferentes níveis de tensão, são estimuladas tanto as fibras de contração lenta, que são caracterizadas por fibras de resistência, quanto as fibras de contração rápida, que são caracterizadas por fibras de força e isso influi no rendimento e no resultado obtido, pois se os dois tipos de fibras forem estimuladas melhores ganhos serão obtidos.

Segundo pesquisadores as contrações musculares que exigem pouca força recrutam poucas unidades motoras, já as contrações que exigem mais força recrutam mais unidades motoras ao mesmo tempo, atingindo o músculo de forma global e hipertrofiando mais fibras.

Nas academias se observa freqüentemente pessoas muito preocupadas com a fase concêntrica da contração muscular, onde o comprimento do músculo diminui e o peso é erguido, e as contrações isométricas raramente sendo usadas, ou nem chegam a serem usadas nos treinamentos. O bom aproveitamento de todos os tipos de contração muscular ajuda a diversificar e potencializar o estímulo dado ao músculo tornando o treinamento mais intenso e eficaz.

Esse método pode ser aplicado no treinamento quando se mantém a articulação estática por alguns segundos em certo ângulo de contração, o que eleva o nível de tensão no músculo. Geralmente isso é feito no momento de transição da contração concêntrica para excêntrica, e vice-versa, ou quando a articulação está no ângulo de 90º.

Uma das variadas formas desse método ser incorporado ao treinamento, por exemplo, na rosca bíceps com halteres, é a cada 3 repetições manter o músculo estático por 3 segundos sustentando a carga bem no ponto onde o braço e antebraço formam um ângulo de 90º, se estiver fazendo 10 repetições manter a contração isométrica nas 3º, 6º e 9º repetições.

O treinamento usando a contração isométrica causa uma grande tensão nas fibras musculares, o que acarreta a necessidade de uma boa nutrição, para que o músculo se recupere e tenha todo o “combustível” necessário para se desenvolver de acordo com o forte estímulo que recebeu. Associando esses dois fatores, treinamento intenso e uma boa alimentação, certamente se alcançará ótimos resultados.


Autor: Rafael Torres Manhães
Estudante/ Formando em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Niterói – RJ)
Atua em Cabo Frio (RJ) em musculação, como estagiário. Pesquisador de métodos de treinamento.

Um comentário:

Artigos recomendados

  • Método 6 a 20
    Esse método consiste em utilizar séries de 6 e 20 rep. para determinado grupamento muscular em uma mesma sessão de treino. A base dessa metodologia é o oferecimento de estimulos diferenciados(tensionais e metabolicos) para quebrar platos e estimular a musculatura de maneira mais completa. Deve se ter cautela com este metodo, pois ao usar o 6/20 há uma forte tendência em exagerar no número de…
  • Refeição líquida, prática e anabólica
    Ingredientes: - 500 ml leite desnatado - 15 g proteína, 27 g carboidrato, 0 g gordura - 100g farinha de aveia - 14,2 g proteína, 60g carboidrato, 7,2g gordura - 28g albumina(neste caso foi usada a Albumina Salto’s) - 22 g proteína, 0 g carboidrato, 0 g gordura Adicione banana se quiser Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Valores nutricionais: Quantidade total de proteínas:…
  • Overtraining
    Com a crescente explosão do profissionalismo esportivo e a super valorização do corpo perfeito, a busca pelos melhores resultados tem levado atletas e praticantes de atividades físicas a realizarem altos volumes de treinamento. Porém, ao invés de trazer benefícios, o excesso de estímulos impede as adaptações fisiológicas e pode levar ao overtraining, um sério problema que acontece quando o…
  • Creatina
    A creatina é um peptídeo composto pelos aminoácidos Glicina, Arginina e Metionina, podendo ser sintetizada pelo corpo através destes componentes ou ser obtida através da ingestão, principalmente de carnes vermelhas e peixes em quantidades de aproximadamente 5 g/Kg destes alimentos. Após a absorção, a creatina pode ser armazenada nos músculos em forma de fosfato de creatina ou como creatina…
  • Fatores para uma boa digestão e eliminação
    Há uma correlação indiscutível entre digestão, eliminação, longevidade e sua saúde. Eu coloquei os sete fatores essenciais para ajudar você a entender as conseqüências e soluções para a digestão e longevidade. Eu quero convencer você de que há uma indiscutível, e eu sou inflexível quando digo correlação indiscutível entre a digestão, eliminação, a longevidade a saúde e bem estar geral. Os…
  • Intermittent fasting - Leangains
    O jejum intermitente ou Intermittent fasting é um estilo de vida, mais do que uma opção a nível de nutrição. Quem o adopta tem de ter em conta que as pessoas poderão olhar de lado a sua maneira de pensar e comer, considerando-a retrógrada… “está certo e sabido que comer de 2h em 2h é que dá resultados! Traz saciedade, sendo extremamente útil nas dietas de perda de peso, evitando o binging; e…