Não destrua sua coluna vertebral

Quando a carga na coluna é desnecessária!!!

Os exercícios em geral transmitem carga em forma de força para a coluna, isso é normal, e até saudável em doses adequadas e controladas, pois a carga proporciona aumento da massa óssea e muscular, causa hipertrofia dos ligamentos e cápsula, além de reforçar a cartilagem articular, ou seja, proporciona maior consolidação das articulações da coluna, prevenindo de problemas futuros.

Mas há alguns exercícios que são desnecessários, pois a carga promovida só leva a compressão intervertebral, incentivando a desidratação discal e a degeneração, uma forma bem comum praticada são os exercícios realizados na posição sentada.

Digo desnecessária porque essa carga não agrega nenhum valor, não há incrementos positivos, somente repercussões maléficas.

Segundo estudos Nachemson, que introduziu uma agulha com sensor de carga no disco intervertebral, o fato de sentar aumenta a carga na coluna em 40%, não importa o que você esteja fazendo: dirigindo, estudando, trabalhando, enfim a carga será aumentada na coluna.

No momento da execução dos exercícios a regra se mantém, então, quando realizados na posição sentada com carga axial aumentam a carga na coluna em 40% - Exemplo - Desenvolvimento, elevação lateral, rosca, elevação de ombros entre tantos... esses exercícios são exemplos que devem ser realizado em pé. (Nachemson estudou o aumento de carga na coluna na posição sentado em 1976).

Quando cito 40%, devemos somar o peso corporal mais o incremento de peso utilizado no exercício e então adicionar os 40% suplementar de sobrecarga.

Que fique bem claro, a questão citada acima vale somente para exercícios que tem carga axial, ou seja, carga no sentido de compressão da coluna vertebral, proporcionado pela ação da gravidade. Para ficar mais claro são os exercícios que o peso utilizado no movimento tem sentido para baixo, em direção ao solo.

Alguns praticantes reclamam por não terem equilíbrio para fazê-los na posição ortostática (em pé), mas essa é mais uma adaptação, estabelecer uma capacidade de suportar pesos com o tronco estabilizado, o que irá prevenir lesões futuras, visto que muitas vezes as pessoas “travam a coluna”, ou seja, sofrem espasmos musculares, carregando pesos, como tirar objetos do maleiro ou do porta-malas do carro.

Com a estabilização necessária na coluna isso é minimizado.

Por Eduardo Ayub LopesPor Dr. Eduardo Ayub Lopes
Diretor VIPFISIOPERSONAL
Fisioterapeuta Esportivo
Rua dos Bandeirantes, 693, Cambuí, Campinas - SP
(19) 3252-5656
http://www.vipfisiopersonal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artigos recomendados

  • Biscoito de coco
    Receita: 02 claras de ovo; 1/2 xícara de adoçante (forno e fogão); 50 gramas de coco ralado (sem açucar). Modo de preparo: Bata as claras de neve e misture o adoçante e o coco. Com o auxílio de uma colher, coloque pequenas porções em uma forma forrada com papel manteiga. Asse em forno 180 graus por 30 minutos + ou -, vai depender do forno. Dica: coloque 30 gramas de whey protein na receita…
  • Conhecendo os alimentos
    A alimentação indicada para o ganho de massa muscular deve conter os nutrientes envolvidos no processo metabólico de hipertrofia muscular. Dentre estes destacamos, os carboidratos e as proteínas. Os carboidratos oferecendo a energia necessária para o exercício e as proteínas como matéria-prima para a construção do músculo. São considerados como principais alimentos fontes de carboidratos os pães,…
  • Repetições negativas
    A fase negativa do movimento (excêntrica) é sempre aquela em que você não está fazendo a força positiva (concêntrica) para puxar ou empurrar o peso. Ex: no “Supino” a negativa é quando o peso está indo em direção do seu peito. Na “Rosca Direta” a negativa é quando o peso está indo para baixo. Fazendo apenas a fase excêntrica do movimento: Coloque um peso aproximadamente 40% maior do que o usual,…
  • Pasta de Amendoim caseira
    Ingredientes 3 copos de amendoim sem pele ½ colher de café de sal 2 colheres sopa de açúcar ou mel 1/3 xícara de óleo de amendoim. Preparo Coloque os amendoins com a pele em uma assadeira e leve ao forno médio para torrar, sem deixar tostar. Depois que esfriar, retire a pele e bata no liquidificador com o óleo e o açúcar. Bata bastante até obter uma pasta. Dica Dependendo da potência do…
  • Mousse protéico de abacate
    Ingredientes:    * 200 gramas de abacate;    * 30 gramas de mix protéico ou caseína;    * 10 gramas de castanhas do Pará picadas.Modo de preparo:Essa receita eu desenvolvi em conjunto com Manoel Junior, integrante da minha equipe. Buscávamos uma alternativa saborosa para compor refeições intermediárias em uma dieta com controle na ingestão de…
  • Falha de reciprocidade
    Por que alguns indivíduos produzem bons resultados no treino com pesos, enquanto outros usando programas aparentemente idênticos e exatamente o mesmo equipamento, experimentam uma lentidão nos ganhos e, eventualmente, desistem devido ao desgosto com o treino? É uma questão delicada, como é óbvio, e que não pode ser respondida em termos gerais que se aplicam em todos os casos, mas na maioria dos…